Novo por aqui? Aqui você pode fazer uma pergunta com sua dúvida ou responder a uma pergunta. Sugerimos ainda consultar o FAQ.
  • Cadastro
Top usuários 02/2016
  1. Leonardo José 1150 Pontos
  2. RMB 410 Pontos
  3. Gabriel Luiz 350 Pontos
  4. kelly 150 Pontos
  5. Drika Arantes 110 Pontos
  6. Anjali Singh 100 Pontos

Prêmios do mês
1º lugar: 50 reais
2º lugar: 30 reais

Registre-se grátis e acumule pontos fazendo perguntas e respondendo a perguntas de outros usuários. Mostre que você é fera na língua portuguesa e outros assuntos. Veja aqui o ranking.

Você pode fazer perguntas anônimas e pode deixar respostas anônimas, mas estas não valem pontos!


Pressa ou preça? Qual o correto?

+2 votos
21,910 visitas

Pressa ou preça? Qual o modo correto de escrever?

perguntou 11 Set, 2013 em Ortografia por anônimo

5 Respostas

+1 voto
 
Melhor resposta
Com certeza é pressa :D
respondida 27 Dez, 2014 por Vanessa Rodrigues
selecionada 27 Dez, 2014 por admin
+1 voto

Acho que você quer dizer pressa.

respondida 14 Set, 2013 por bueno Expert (19,300 pontos)
0 votos
PRESSA é a forma correta de escrita.
respondida 30 Set, 2013 por explosaommn Estudioso (5,120 pontos)
0 votos
Por favor, identifique-se e coloque sua foto no perfil.

O correto é pressa.
respondida 31 Out, 2014 por Leonardo José Super Expert (143,000 pontos)
0 votos

A grafia correta é pressa.
[Dev. de um pressar lat. pressare, freq. de premere, ‘apertar’, ou do lat. pressa, part. pass. de premere, ‘apertar’.]
Substantivo feminino.
1.Velocidade, ligeireza, rapidez:
Os jogadores se movimentaram com tal pressa que era impossível distingui-los.
2.Necessidade intensa de atingir um objetivo, de apressar-se; premência, urgência: ter pressa;
assunto de pressa.
3.Grande afã; azáfama:
Antes da festa reinava muita pressa e confusão.
4.Precipitação; irreflexão:
“A pressa é inimiga da perfeição” (prov.).)
5.Impaciência, sofreguidão:
A pressa do corretor vinha provar a importância da transação.
6.Dificuldade, embaraço; aperto, aflição.

À pressa. 1. Rapidamente, apressadamente; precipitadamente; às pressas.
Às pressas. 1. Bras. V. à pressa:
“fui chamado às pressas, e, interrompendo meus folguedos, corri à casa de Lipa.” (Eduardo Canabrava Barreiros, O Segredo de Sinhá Ernestina, p. 5).
A toda a pressa. 1. Com a maior rapidez possível; a toque de caixa.
Dar-se pressa. 1. Apressar-se.

respondida 5 Mar, 2015 por Rogério Pacheco Super Expert (84,440 pontos)