• Cadastro
Novo por aqui? Aqui você pode fazer uma pergunta com sua dúvida ou responder a uma pergunta. Sugerimos ainda consultar o FAQ.
Top usuários 07/2014
  1. Leonardo José 9880 Pontos
  2. bueno 1230 Pontos
  3. murilo 440 Pontos
  4. Alessandro Reis Font 250 Pontos
  5. giovanna 140 Pontos
  6. footlockershoes 110 Pontos

Prêmios do mês
1º lugar: 50 reais
2º lugar: 30 reais

Estupro ou estrupo? Qual o certo?

+2 votos

Estou em dúvida sobre o modo correto de escrever. É estupro ou estrupo?

Obrigado.

perguntou em Ortografia por anônimo

6 Respostas

0 votos

O correto é ESTUPRO. ação de forçar uma pessoa a ter relações sexuais sob ameaça de violência O estupro é um crime hediondo.

respondida por tela.jgs (20,960 pontos)
+1 voto
ESTUPRO é o correto para se referir ao crime previsto no artigo 213, do Código Penal. É uma verdadeira violência contra a língua, confundir-se com ESTRUPO que, por sua vez, quer dizer tropel, barulho, rumor de gente, revolta.
respondida por anônimo
+1 voto
A escrita correta é ESTUPRO. Ato de forçar uma pessoa a ter relações sexuais por meio de violência. No passado esse crime hediondo era geralmente praticado contra mulheres, no entanto após a dimunuição do preconceito gerado contra as vítimas e consequentemente o aumento das denúncias, verificou-se que crianças, idosos e até mesmo animais estão sujeitos a sofrer tal barbaridade.
respondida por explosaommn (4,450 pontos)
+1 voto

ESTRUPO: O mesmo que estrondo ou barulho excessivo.
ESTUPRO: Ato de forçar ou de obrigar alguém, através de violência ou de ameaças, a praticar o ato sexual contra sua própria vontade

Ou seja, as duas estão corretas.

respondida por anônimo
editado
0 votos
Como alguém comentou, as duas formas estão corretas, mas têm um significado diferente:
Estrupo: O mesmo que estrondo ou barulho excessivo.
Estupro: Ato de forçar ou de obrigar alguém, através de violência ou de ameaças, a praticar o ato sexual contra sua própria vontade.
respondida por Leonardo José (26,110 pontos)
–1 voto
O pior é que o VOLP, que é o dicionário oficial da língua portuguesa (Academia Brasileira de Letras) considerou desde 2011 estrupo válido como sinônimo de estupro. Esse fenômeno é conhecido como variante linguística.

Logo, os dois são válidos e equivalentes.
respondida por Andrea Santos
Andrea, não se deve confundir estrupo com estupro. São os chamados parônimos, ou seja, palavras semelhantes na grafia e na pronúncia, mas os significados são diferentes, como eu citei acima.
Olá Leonardo, não sei se vc entendeu minha resposta.
Estrupo antes de 2011 era considerado um parônimo. Atualmente (desde 2011) estrupo passou a ser oficial, pois corresponde a um variante linguístico (palavras que possuem duas grafias oficiais).
Quem diz se a palavra é oficial ou não é o VOLP, que é o dicionário da Academia Brasileira de Letras. Não sou eu quem está afirmando, é o dicionário oficial da nossa língua.
Também não acho que soa bem, mas quem sou eu para questionar.

Perguntas relacionadas

0 votos
2 respostas
–1 voto
2 respostas
+1 voto
3 respostas
+1 voto
4 respostas
...