Novo por aqui? Aqui você pode fazer uma pergunta com sua dúvida ou responder a uma pergunta. Sugerimos ainda consultar o FAQ.
  • Cadastro
Top usuários 02/2016
  1. Leonardo José 1150 Pontos
  2. RMB 410 Pontos
  3. Gabriel Luiz 350 Pontos
  4. kelly 150 Pontos
  5. Drika Arantes 110 Pontos
  6. Anjali Singh 100 Pontos

Prêmios do mês
1º lugar: 50 reais
2º lugar: 30 reais

Registre-se grátis e acumule pontos fazendo perguntas e respondendo a perguntas de outros usuários. Mostre que você é fera na língua portuguesa e outros assuntos. Veja aqui o ranking.

Você pode fazer perguntas anônimas e pode deixar respostas anônimas, mas estas não valem pontos!


MICROSSISTEMA SE ESCREVE COM 2 S?

–2 votos
231 visitas
COMO SE ESCREVE MICROSSISTEMA? COM 2 S,COM HÍFEN?
perguntou 3 Out, 2012 em Definição por anônimo

4 Respostas

0 votos
 
Melhor resposta

 

Microssistema, micro-sistema ou microsistema?

 

1) Anota-se, por primeiro, que a questão do emprego do hífen encontra-se regulamentada em nosso idioma pelo Formulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, publicado em 1943, até hoje sem alterações oficiais.

 

2) Esclarece-se, ao depois, que, ao regulamentar a questão, a ABL o fez por delegação legal, de modo que as regras por ela editadas sobre o assunto – independentemente de seu acerto ou desacerto – são a lei em vigor e, portanto, de obrigatória obediência.

 

3) Observa-se, ainda, que as regras oficiais para o emprego do hífen são 23 ao todo, e são de tal modo complexas, que se torna necessário decorá-las, ou ter sempre à mão material suficiente para dirimir dúvidas.

 

4) Com essas ponderações, especifica-se que o Formulário Ortográfico, em seu item 45, assim determina: "Só se ligam por hífen os elementos das palavras compostas em que se mantém a noção da composição, isto é, os elementos das palavras compostas que mantêm a sua independência fonética, conservando cada um a sua própria acentuação, porém formando o conjunto perfeita unidade de sentido".

 

5) No caso, mesmo que se considere micro um elemento de palavra composta, não parece que ele mantenha a noção de composição, com independência fonética.

 

6) Fixada a premissa de que não se emprega o hífen no caso sob análise, passa-se ao item 22 do Formulário Ortográfico: "Duplicam-se o r e o s todas as vezes que a um elemento de composição terminado em vogal se segue, sem interposição do hífen, palavra começada por uma daquelas letras: albirrosado, arritmia, altíssono, derrogar, prerrogativa, pressentir, ressentimento, sacrossanto, etc."

 

7) É o que se dá no caso da consulta: micro e sistema se unem sem interposição de hífen, mas micro termina em vogal, e a palavra seguinte principia por s, o que acarreta a necessidade de dobrar tal consoante: assim, microssistema, e não micro sistema, micro-sistema ou microsistema.

 

8) Aliás, uma atenta leitura ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa mostra que vocábulos começados por micro não são escritos com hífen, com exceção daqueles principiados por h, em razão do fato de que, com exceção de lh e nh (e Bahia), não se grafa tal letra no meio de uma palavra: assim, micro-história, mas microanálise, microbiologia, microcâmara, microdecisão, microeconomia, microonda, microônibus, microrregião, microssaia, microssulco.1

__________

 

1Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 4 ed. Rio de Janeiro: Imprinta, 2004, p. 520/522.

respondida 10 Fev, 2013 por tela.jgs Expert (23,950 pontos)
selecionada 25 Dez, 2014 por admin
0 votos
Com 2 s, "Microssistema"
respondida 5 Nov, 2012 por anônimo
–1 voto

Sim. Microssistema se escreve com dois esses segundo a Nova Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa.

respondida 25 Dez, 2014 por Leonardo José Super Expert (143,000 pontos)
editado 28 Mar, 2015 por Leonardo José
Agora que eu corrigi, por favor, me deem votos positivos. Não aceito perder pontos, muito menos votos.
–1 voto
Sim, se dóbra as consoantes 's'
respondida 20 Mar, 2015 por Joaquim Jota Amelao Expert (48,660 pontos)