Novo por aqui? Aqui você pode fazer uma pergunta com sua dúvida ou responder a uma pergunta. Sugerimos ainda consultar o FAQ.
  • Cadastro
Top usuários 02/2016
  1. Leonardo José 1060 Pontos
  2. RMB 410 Pontos
  3. Gabriel Luiz 290 Pontos
  4. kelly 150 Pontos
  5. Drika Arantes 110 Pontos
  6. Anjali Singh 100 Pontos

Prêmios do mês
1º lugar: 50 reais
2º lugar: 30 reais

Registre-se grátis e acumule pontos fazendo perguntas e respondendo a perguntas de outros usuários. Mostre que você é fera na língua portuguesa e outros assuntos. Veja aqui o ranking.

Você pode fazer perguntas anônimas e pode deixar respostas anônimas, mas estas não valem pontos!


estão ou estam

+2 votos
96,253 visitas
quando  devo usar estam ou estão em frases ?
perguntou 15 Set, 2012 em Ortografia por anônimo

2 Respostas

0 votos
 
Melhor resposta

Estam não existe. Estão é presente do plural do verbo estar.

Eles estão contentes.

Nossos filhos estão crescendo rápido.

respondida 17 Out, 2012 por anônimo
selecionada 7 Set, 2014 por admin
0 votos
estão... definitivamente!!!
respondida 17 Set, 2012 por anônimo
voces estão gatas
"Nossos filhos estão crescendo rápido".

Para evitar muitos erros de português por nos cometidos e preciso perceber quando e que usamos o gerúndio e se possível evitar melhor ainda.

Como evitar:
Na frase "Nossos filhos estão crescendo rápido" podemos substituir a expressão "...estão crescendo..." por estão a crescer.
No (NAO) Novo Acordo Ortográfico estão a tentar suprimir os artigos definidos, talvez por não saber o real uso do mesmo.

Assim se fala em bom português, o mesmo que e ensinado nas escolas.