• Registro

Prezados usuários, informamos que ainda estamos trabalhando para resolver o problema no servidor. Por isso o "visual" do site está um pouco diferente do que você está acostumado.

Adicionalmente, a publicação de novas perguntas e respostas está suspensa no momento.

Mais uma vez agradecemos sua compreensão.

Top usuários 10/2014
  1. Leonardo José

    3170 Pontos

  2. bueno

    1970 Pontos

  3. Aurélio Fidêncio

    1720 Pontos

  4. Rosa

    340 Pontos

Prêmios do mês
1º lugar: 50 reais
2º lugar: 30 reais

Questões de português?

Nossa comunidade ajuda a entender a língua portuguesa e não fazer feio! Peça-nos gratuitamente. Simpes e fácil!
Faça sua pergunta

Bom em português?

Então, compartilhe seu conhecimento e ajude a outros!
Mostre que você é fera!
Responda uma pergunta

Como se divide em sílabas a palavra gratuito?

0 votos
Qual o correto: gra-tui-to ou gra-tu-i-to? Qual o jeito certo de dividir em sílabas?
relacionadas com uma resposta para: a palavra gratuito não é paroxitona? por que?
perguntado em Ortografia por anônimo

7 Respostas

0 votos
 
Melhor resposta

gratuito (Há tendência para a divisão silábica em “gra-tu-í-to”, mas a palavra não é acentuada, ok?.) é uma paróxitona, não acentuada.

http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica168.html

http://www.professor.bio.br/portugues/provas_topicos.asp?topico=Divis%E3o%20Sil%E1bica

 

 

respondida por tela.jgs Expert (22,670 pontos)
selecionado(a) por admin
Paroxítona se escreve com acento agudo no I.
+1 voto
Pra mim é gra-tui-to.
respondida por anônimo
+1 voto
Concordo que seja gra-tui-to.
respondida por bueno Expert (15,500 pontos)
+1 voto
Acredito ser assim: Gra-tui-to.
respondida por PEDRO PAULO Iniciante (180 pontos)
+1 voto
A separação correta é: GRA-TUI-TO. Lembrem do que falei: A vogal é a base da sílaba. Este vocábulo é um paroxítono (-tui-), ao contrário de muitos brasileiros desavisados, que pronunciam "gra-tu-í-to", cometendo um erro chamado de silabada. Ela é uma palavra trissílaba com a presença de um ditongo.

Sds.
respondida por Prof. Araújo Colaborador (1,510 pontos)
0 votos
a separação correta é gra-tu-i-to
respondida por anônimo
Apenas por curiosidade, viu isso em alguma outra fonte?
0 votos
Normalmente, gratuito se separa assim: gra-tui-to, mas no Wikcionário se separa gra.tui.to.
respondida por Leonardo José Super Expert (51,140 pontos)