Novo por aqui? Aqui você pode fazer uma pergunta com sua dúvida ou responder a uma pergunta. Sugerimos ainda consultar o FAQ.

qual e o certo faxina ou fachina

0 votos
4,505 visitas
perguntado em Português por anônimo
qua a escrita certa  faxina ou fachina

4 Respostas

+2 votos
respondida por tela.jgs Expert (23,410 pontos)
selecionada por admin
 
Melhor resposta
A escrita correta é faxina
–1 voto
respondida por anônimo

o que conhecer a palavra  é conhecer sua origem!

 

 'feixe de lenha miúda', do lat. fasc

Desta acepção. passou a 'feixe de ramos com que se entopem fossos de fortificações', depois a 'trabalho de ir buscar esses ramos e entulhá-los nos fossos', ainda a 'trabalho de limpeza nas casernas' e, finalmente, a 'qualquer trabalho árduo'; ver faix-

–1 voto
respondida por Joaquim Amelao Expert (44,180 pontos)
A palavra correta é faxina, espero terte ajudado
comentado por Leonardo José Super Expert (113,220 pontos)
Joaquim, ter-te se escreve com hífen.
–2 votos
respondida por Leonardo José Super Expert (113,220 pontos)

Por favor, identifique-se e coloque sua foto no perfil. Sempre inicia-se a pergunta com letra maiúscula. O verbo ser no presente do indicativo, na terceira pessoa do singular (é) se escreve com acento agudo no E. Ao terminar a pergunta, usa-se o ponto de interrogação. O correto é "Qual".

O certo é faxina.

comentado por Leonardo José Super Expert (113,220 pontos)
Por que meu voto é negativo? O que há de errado com o meu comentário?

Registre-se grátis e acumule pontos fazendo perguntas e respondendo a perguntas de outros usuários. Mostre que você é fera na língua portuguesa e outros assuntos. Veja aqui o ranking.

Você pode fazer perguntas anônimas e pode deixar respostas anônimas, mas estas não valem pontos!


Top usuários 05/2015
  1. Leonardo José 5820 Pontos
  2. Gabriel Luiz 1920 Pontos
  3. Joaquim Amelao 750 Pontos
  4. Roberta Conti 630 Pontos
  5. Rogério Pacheco 180 Pontos
  6. clara 170 Pontos

Prêmios do mês
1º lugar: 50 reais
2º lugar: 30 reais

...